segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SÍNDROME DE DANDY - WALKER

Resolvi colocar algo sobre esta Síndrome em lembrança a um anjinho que passou em minha vida, com um sorriso lindo e uma força para viver incrível, infelizmente a quase dois meses ela não se encontra mais entre nós.


Síndrome de Dandy - Walker é uma malformação congênita do cérebro envolvendo o cerebelo (uma área na parte de trás do cérebro que controla circulação) e os espaços preenchidos fluido à sua volta. As principais características desta síndrome são um alargamento do quarto ventrículo (um pequeno canal que permite ao fluido fluir livremente entre os superiores e inferiores áreas do cérebro e medula espinhal), uma parcial ou completa ausência do cerebelar vermis (a área entre Cerebelar os dois hemisférios), cisto e formação junto à base do crânio interno. Um aumento do tamanho dos espaços fluido que envolve o cérebro, bem como um aumento na pressão podem também estar presentes.
Sintomas, que muitas vezes ocorrem na primeira infância, incluir desenvolvimentos motores e desenvolvimento lento e progressivo alargamento do crânio. Em crianças mais velhas, sintomas de aumento da pressão intracraniana, como irritabilidade, vómitos e convulsões, e sinais de disfunção cerebelar, como a instabilidade, a falta de coordenação muscular, ineficiência dos movimentos dos olhos pode ocorrer. Outros sintomas incluem o aumento cabeça circunferência, protraindo na parte posterior do crânio, os problemas com os nervos que controlam os olhos, face e pescoço, e os padrões respiratórios anormais.
Síndrome de Dandy - Walker é freqüentemente associada com desordens de outras áreas do sistema nervoso central, incluindo ausência do corpo callosum (ligando o espaço entre os dois hemisférios cerebrais, e malformações do coração, o rosto, membros, dedos das mãos e pés.

Existe algum tratamento?
Tratamento de indivíduos com Síndrome de Dandy - Walker geralmente consiste em tratar os problemas associados, se necessário. Isto irá reduzir e controlar a pressão intracraniana inchaço.

Qual é o prognóstico?
O efeito da Síndrome de Dandy - Walker sobre desenvolvimento intelectual é variável, com algumas crianças terem normais cognição e outras nunca conseguir normais desenvolvimento intelectual, mesmo quando a hidrocefalia é tratado precoce e corretamente.Longevidade depende da gravidade da síndrome associados e malformações.
A presença de múltiplas malformações congênitas pode encurtar vida.

Fonte:http://marcosfono.blogspot.com/2007/11/sndrome-de-dandy-walker.html

Um comentário:

  1. olá, sou a alessandra e meu marido tms uma filha de 4 anos, do primeiro casamento, onde foi detectado Síndrome de dandy walker, passou por cirurgia onde se alargou o terceiro ventrículo. O lcr está correndo normalmente, mas sentimos que e´le é uma menina diferente, pois é lenta em tudo que faz e atualmente não esta na escola e sem acompanamento de qq profissional de qq área. Isso ppode agravar no desenvolvimento dela? como podemos diagnosticar comprmetimento intelectual??

    Ob

    Alessandra

    ResponderExcluir